O Pinterest deixou de ser apenas uma plataforma de inspiração para se tornar uma verdadeira máquina de tráfego para quem sabe usar. Se você deseja crescer de forma orgânica, gerar visitas para seu blog, loja ou perfil e até monetizar, entender como aplicar estratégias de SEO no Pinterest é essencial.
Neste artigo, você vai descobrir 7 estratégias práticas e eficazes para crescer no Pinterest usando SEO, atrair um público altamente engajado e começar a gerar resultados consistentes ? mesmo que esteja começando agora.
Assim como no Google, o Pinterest é um mecanismo de busca visual. Isso significa que as pessoas utilizam a barra de busca da plataforma para encontrar ideias, produtos e soluções. Por isso, o primeiro passo é identificar palavras-chave relevantes para o seu nicho.
- Dica bônus: Crie uma lista com palavras-chave relacionadas ao seu nicho para incluir estrategicamente nos títulos, descrições e nomes de pastas.
Seu perfil precisa estar claro para os algoritmos e para o público. Isso inclui nome de usuário, biografia e foto.
Isso ajuda o Pinterest a entender sobre o que é seu conteúdo e exibi-lo para as pessoas certas.
Cada pasta (ou board) é uma oportunidade de ranquear. Evite nomes genéricos como ?Favoritos? ou ?Ideias legais?. Use títulos como:
Dentro da descrição da pasta, também utilize palavras-chave e deixe claro o que os usuários encontrarão ali.
A imagem é o coração do Pinterest, mas ela precisa estar alinhada com uma boa estratégia de SEO.
A descrição do Pin é outro local importante para aplicar SEO.
O Pinterest valoriza constância. Isso não significa postar 30 Pins por dia, mas sim manter uma frequência coerente e sempre com qualidade.
O que não é medido, não pode ser melhorado. Use as ferramentas de análise do Pinterest (Pinterest Analytics) para entender:
Ajuste seu conteúdo com base nesses dados e repita o que está dando certo.
Dominar o SEO no Pinterest é abrir uma porta poderosa para atrair tráfego gratuito, consistente e qualificado. Com essas 7 estratégias, você estará à frente da maioria dos usuários que ainda tratam a plataforma como uma rede social comum.
Seja para promover seu blog, canal no YouTube, loja virtual ou produtos digitais, o Pinterest pode se tornar uma das suas principais fontes de tráfego ? e de renda.
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